Apresentação

No Colégio de São José o Ensino Fundamental II atende a crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos de idade, fase da vida escolar importantíssima, ocorrendo à passagem da infância para a adolescência, portanto, é uma fase onde encontramos muitas particularidades, acentuada pela puberdade, período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas postulando maior atenção a cada estudante como um só, respeitando cada qual em sua singularidade. É nessa fase que fortalece as amizades, tendo uma freqüência maior nos contatos sociais, os ditos “colegas de sala”, por isso a importância do acompanhamento de um adulto, pais ou educadores, na transmissão dos valores e estabelecimento de comportamentos aceitáveis, pois é nesta fase que vão se conformando aspectos da individualidade e personalidade do educando.

O aprendizado é feito de maneira motivacional, incentivando os alunos para a construção de seu próprio conhecimento, de modo criativo, interagindo com seus professores na busca de possíveis soluções para as questões da realidade em que vivem. Educar, neste momento, é propor desafios e estabelecer relações que valorizem as próprias capacidades, fortaleçam a auto estima e estimulem o gosto pelo conhecimento, para o qual precisam ser encantados.

A expansão física é uma necessidade  evidenciada dessa idade, daí  o incentivo à prática esportiva, às aulas vivenciais, excursões pedagógicas, gincanas, projetos, festivais como mecanismos para canalizar as energias e potencialidades que despontam em grande profusão.
Vale salientar que toda nossa prática Pedagógica rege os preceitos deixados por nossa fundadora Madre Savina Petrili, a qual deixa sua marca principal com a frase “Amar significa doar-se”.